domingo, 2 de outubro de 2011

O manual de instruções

Por: Albeane Guimarães e Louiziane Ribeiro

O livro didático é a principal ferramenta usada, por professores e alunos, na busca pelo conhecimento, dessa forma é de extrema importância que esse instrumento seja completo nos seus mais variados aspectos.
O PNLD, Programa Nacional do Livro Didático, é uma iniciativa do governo federal que tem por objetivo avaliar os livros didáticos antes que estes sejam disponibilizados às instituições de ensino (de nível fundamental ou médio), garantindo assim, que o corpo docente possa escolher, democraticamente, entre as obras ou coleções, aprovadas pelo guia, que melhor se encaixem nos seus planos pedagógicos.
As etapas que compõem o processo avaliativo envolvem cinco abordagens: Legislação e Cidadania; Abordagem Teórico-Metodológica e Proposta Didático-pedagógica; Projeto Gráfico-Editorial; Conceitos, Linguagens e Procedimentos; Manual Do Professor.
A disciplina Laboratório de Ensino em Biologia, objetivando que seus alunos vivenciassem cada etapa desse importante programa de assistência a qualidade de livros didáticos, propôs que estes avaliassem um livro didático de ensino médio, escolhido por eles, segundo os critérios avaliativos do guia do PNLD 2012. A atividade foi realizada em duplas e aqui estamos para contar como foi a experiência.
O livro Biologia Integrada do autor Luiz Eduardo Cheida, volume 1, 2002, foi o escolhido para a prática dessa atividade. Essa obra foi utilizada por nós (componentes da dupla) durante o ensino médio, aumentando a nossa curiosidade quanto a qualidade do livro que nos ajudou a ingressar na universidade. Percebemos que o autor fez um bom trabalho, mas cometeu alguns poucos deslizes.
Resumidamente, o principal ponto positivo do livro é a maneira como o autor consegue, de forma dinâmica (textual e visual), assegurar a assimilação do conteúdo, levando o leitor a associar conhecimentos biológicos com o de outras áreas e ainda instigar o pensamento crítico. Os pontos negativos restringem-se a omissão do autor com relação a alguns temas específicos que poderiam ter sido facilmente abordados e a falta de ilustrações devidamente caracterizadas (escalas, cores-fantasia, proporcionalidade...).
Enfim, foi uma atividade trabalhosa, mas que nos mostrou a importância de ler o “manual de instruções” da ferramenta de trabalho antes de usá-la em “campo”. 

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