domingo, 4 de setembro de 2011

A Seleção Digital


Fonte: Texto: TICs e EDUCAÇÃO, Pedro Demo (2008)

O mundo sempre foi movido por novidades, a que nos engrena atualmente atende pelo nome de internet.  A cada dia, mais e mais pessoas se rendem a essa tecnologia sob o risco de serem eliminados pela seleção digital. Mas infelizmente essa novidade tecnológica ainda caminha por vias informais e autônomas, ou seja, fora das escolas, levando muitos a buscarem a informatização sem o devido acompanhamento.
Ao contrário do que acontece, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) deveriam travar uma relação mutualística com as instituições de ensino, funcionando como um meio educativo complementar e não alternativo. Já que esse universo virtual não mostra sinais de recuo, não só devemos nos adaptar a ele como também usá-lo como ferramenta para os veículos tradicionais de conhecimento.  
Muitos dos que só conseguem enxergar o lado negativo da internet e por isso resistem a sua entrada nas escolas, ignoram o fato de que o mundo real apresenta tantos perigos quanto o mundo virtual e nem por isso deixamos de viver nele. Assim, o papel do corpo de educadores é estimular a cidadania, não importa em qual desses universos paralelos estejamos vivendo.
O problema, pode ainda não ser enxergar o lado negativo e sim, involuntariamente, não enxergar qualquer função que seja. Isso explicaria o fato de em muitas escolas, os laboratórios de informática ficarem abandonados ou a informatização ficar restrita a apenas ambientes de ordem administrativa.
Um dos principais motivos para a rejeição das TICs por certos professores instrucionistas é o medo da substituição pelo novo, sendo esse infundado, pois a melhor tecnologia ainda é, e sempre será o professor, desde que tenha um posicionamento que permita seus alunos desenvolverem seus próprios pensamentos, levando em consideração que a mente humana não é um mecanismo de copia de conhecimentos, mas um processo de desconstrução e reconstrução ilimitada. Nesse contexto o blogs e wikis tem grande desempenho no desenvolvimento da autoria/autonomia. 
Deve-se ter em mente que, o que transforma a tecnologia em aprendizagem não é a maquina, o programa eletrônico ou o software, mas o professor. Se estudarmos o caso do uso das TICs na Educação a Distancia (EaD) veremos que seus alunos tem tido melhor desempenho que os alunos "presenciais", mostrando que vale mais a motivação e o interesse que a presença física.
Embora muitos dos educadores ainda venham da época em que o uso da internet para a educação era apenas facultativo, o mundo atual já provou que não é mais possível viver sem se render a essas novas tecnologias, e que esse é o rumo que a educação deve seguir em breve.
As TICs muito têm a oferecer. Para as gerações que já nascem na era digital, uma maneira de formalizar o que já é vivenciado. Para os que estão tentando se atualizar, uma maneira de se enturmarem e competirem de maneira justa. Por fim, trata-se apenas de uma releitura de nossas aulas de Evolução Orgânica, onde apenas os mais adaptados irão ter sucesso na corrida da seleção digital.