O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma ferramenta usada para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Essa avaliação é feita a patir das notas do Saeb e da Prova Brasil, juntamente com os indices de reprovação escolar. Escolas com IDEB superior a 6,0 são consideradas boas e com notas inferiores a 6,0 são tidas como não possuidoras de um ensino de qualidade.
Eis abaixo algumas comparações entre escolas maranhenses e de outras regiões do Brasil
Escola Maranhense: Unidade Escolar Aniceto Cantanhêde
IDEB da escola: 3.8
IDEB do municipio: 3.5
Escola Paulista: Escola Professora Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida
IDEB da escola: 6.1IDEB do municipio: 6.0
Ambas escolas estão inseridas em municípios que possuem economia modesta, pequena área geográfica e uma população que não ultrapassa 29.000 habitantes. Mostrando que determinada nota no exame pode não revelar muito sobre os aspectos políticos ou demográficos do município onde a escola está inserida, mas pode fornecer pistas sobre a estrutura e organização da escola em si.
Escola Maranhense: Unidade Integrada Raimundo Correa
IDEB da escola: 4.3
IDEB do municipio: 4.1
Escola Carioca: EEES Rio de Janeiro
IDEB da escola: 0.7
IDEB do municipio: 3.6
No caso destas escolas, as duas se encontram na capital de seus respectivos estados e são escolas da rede estadual de ensino, a principal diferença entre elas, além da nota é a localização, enquanto a escola maranhense encontra-se no centro de São Luis e é tida como uma escola de tradição, haja vista os seus mais de 100 anos de história, a escola carioca se localiza na periferia, próximo à Favela do Pica Pau Amarelo, embora a localização não seja determinante na qualidade das escolas, esse é um padrão que se repete em todo o Brasil.
Escola Maranhense: CE São José Operário
IDEB da escola: 4.7
IDEB do municipio: 4.1
Escola Catarinense: Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke (http://carloshfunke.blogspot.com/)
IDEB da escola: 6.1
IDEB do municipio: 5.2
Nesse caso, observam-se uma escola localizada na periferia da capital do Maranhão e a outra na área rural do município de Joinville SC. A primeira, uma instituição religiosa que conquistou o apreço da comunidade do bairro onde está inserida (e cujos nomes estão relacionados) pelos cursos técnicos oferecidos, enquanto a segunda oferece um ensino contextualizado levando-se em consideração a vida no campo.
Deixamos aos leitores do Biologadas livres para julgar a qualidade de cada escola em cada contexto, mas ressaltamos que não só de números se faz a escola, que a nível nacional os indices das series iniciais são maiores que os das séries finais justamente pelo maior envolvimento da comunidade local com as questões escolares e que não basta simplesmente procurar a escola com maior IDEB para matricular suas crianças, cada um deve buscar formas de ajudar a melhorar as escolas que não se saíram tão bem, visitar regularmente a escola do seu filho, sobrinho ou primo pode ser uma grande contribuição para a melhora dos índices nessa escola, no seu município e assim por diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário