Contextualização, visualização, aprendizagem significativa cada vez mais, esse tem sido o caminho buscado pelos educadores de todas as áreas. A biologia permite uma visualização extremamente rica e ampla de seus conceitos de forma simples e na maioria das vezes barata.
Mesmo assim, o local destinado ás aulas praticas de biologia ou qualquer outra disciplina, quando bem estruturado potencializará os bons resultados. Recebemos duas plantas de laboratórios de biologia e deveríamos escolher qual o melhor para trabalhar e também apontar o que mudaríamos em ambos. Decidimos então destacar os pontos positivos e negativos de ambas as plantas e por fim escolhemos o laboratório 1 por melhor atender as necessidades de uma turma de ensino médio com aproximadamente 40 alunos:
Laboratório 1
Pontos positivos:
* maior área entre as duas plantas
* melhor distribuição das mesas
* presença de um quadro-negro para que o professor possa transmitir informações a todos os alunos de uma só vez, em vez de percorrer uma mesa por vez
* grande numero de pias (o recomendado é 4 conjuntos para um grupo de 30 alunos)
* presença de uma capela para o manuseio de substancias químicas se for o caso
* presença de um extintor de incêndio
* porta bem localizada aproveitando o espaço da sala
Pontos negativos:
* área inferior a 90m²
* muitas cadeiras por mesa, facilitando a dispersão reduzindo a participação de todos na mesma mesa
* presença de apenas um tanque, quando deveria haver dois.
* extintor de incêndio escondido, difícil de visualizar
* ausência de prateleiras para armazenamento de material ou experimentos
* ausência de bicos de Bunsen nas bancadas
* ausência de uma geladeira para armazenar material perecível
Laboratorio 2
Pontos positivos
* Presença de dois tanques de lavagem
* bancadas de formica (material resistente)
* possui janelas que permitem a entrada de luz e ventilação
* possui prateleiras para armazenamento de material ou experimentos
Pontos negativos
*menor área entre as plantas analisadas
* ausência de um quadro negro
* ausência de uma geladeira
* ausência de mesas móveis ou bancadas bem distribuídas
* ausência de bicos de Bunsen nas bancadas
* ausência de um extintor de incêndio
*só há uma pia para uso dos alunos
* há um degrau no meio do laboratório, dificultando a acessibilidade
* os armários de vidro não deveriam estar localizados atrás da porta, se a porta bater, pode ser quebrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário