segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A CRIAÇÃO DE UM MODELO DIDATICO

Todo professor busca formas que possibilitem aos seus alunos visualizar o conteúdo ensinado. Desta forma surgem os modelos, formas geralmente simplistas e esquemáticas de tudo aquilo que foi ministrado.
Tendo em vista uma turma padrão, esses recursos já são de extrema ajuda durante o processo ensino-aprendizagem. Quando surge a problemática de alunos com necessidades especiais, esses modelos se tornam ainda mais úteis para auxiliar o professor em sua tarefa de transmitir o conhecimento proposto. Nessa atividade, foi proposta a criação de um modelo ou jogo que incluisse alunos portadores de deficiencia visual, lembrando porém que nós futuros professores poderemos encontrar outros tipos de deficiencias durante nossa vivencia academica. Nesse caso, abordaremos apenas o desafio proposto. Partimos então para a criação de um bacteriófago infectando sua célula hospedeira.
A proposta desse modelo foi usar diferentes texturas para cada estrutura a ser esquematizada, os ribossomos celulraes e cada fita complementar do DNA viral, bacteriano, inclusive o plasmídeo foram construídos em materias distintos, com texturas contrastantes entre si. Por se tratar de um modelo para a turma toda, também teve-se o cuidado no uso das cores.
Esse modelo foi concebido para ser usado durante a aula expositiva, possibilitando uma aprendizagem significativa aos alunos.

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