segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Enem - Como seriam as questões se os alunos do curso de Ciência Biológicas - UFMA as elaborassem? II

Por: Flávia Serra


Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade 11. Diante da diversidade da vida, analisar, do ponto de vista biológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos.

Ao longo da sua viagem no Beagle, e em especial nas suas observações nas Ilhas Galápagos, Darwin ficou surpreendido com algumas espécies de tentilhões e tartarugas. As 14 espécies de tentilhões, apesar de muito semelhantes, podem distinguir-se pelo seu tamanho, cor e forma do bico, sendo que o último estará associado ao tipo de alimentação. Mas, apesar da assinalável diversidade entre os tentilhões, são bastante parecidos entre si para pressupor que terão uma origem em comum. Esta conclusão foi, também, atribuída às espécies de tartarugas.
O texto acima fala da observação feita por Charles Darwin em relação aos bicos dos tentilhões de Galápagos ilustrada na figura. Sabendo-se que o formato dos bicos dos tentilhões estão associados ao seu tipo de alimentação, é correto afirmar que tentilhões granívoros terão bicos mais parecidos com os de outros pássaros granívoros, tentilhões insetívoros mostrarão bicos similares a outras aves insetívoras e assim por diante. Partindo dessa observação, o formato de algumas estruturas presentes nos seres vivos pode se repetir, sem necessariamente possuírem ancestralidade comum recente. Assim, pode-se dizer que, embora, o bico do tentilhão N mostrado na figura, seja mais parecido com o de um tico-tico se comparado ao do tentilhão K, por exemplo, ambos os tentilhões serão evolutivamente mais aparentados entre si do que com os demais pássaros.
A relação entre os bicos dos tentilhões é um exemplo de:
A
A) Analogia
B) Coevolução
C) Recombinação Gênica
D) Homologia
E) Lei do uso e do desuso

Resposta comentada: (Letra D) Apesar de apresentarem formatos diferentes, os bicos dos tentilhões são homólogos, pois provêm de um mesmo ancestral comum a todos os tentilhões. O mesmo caso acontece na relação entre o braço humano, as asas dos morcegos e nadadeira dos cetáceos, pois embora desempenhem funções diferentes são provenientes de um mesmo ancestral comum aos mamíferos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário